Descrição da atividade
educacional
O
tema central da atividade educacional é a produção textual através do site http://www.bookess.com/. Essa
atividade pode ser utilizada pelas disciplinas de língua portuguesa, língua
estrangeira (espanhola) e⁄ou literatura. Os alunos escrevem um texto (com o
gênero a ser escolhido pelo professor) em conjunto e devem comentar para
ocorrer a interação entre eles e o professor. Os objetivos da aprendizagem são:
propiciar que o aluno escreva textos, sendo co-autor, compartilhe conhecimentos
e informações, interaja com demais alunos e envolvidos no processo da
atividade, faça o uso da língua portuguesa ou estrangeira, conforme o caso, e
relacione a Web 2.0 à prática textual. A atividade pode ser implementada em qualquer
segmento de ensino e séries envolvidas, resguardando as características de cada
nível e adaptando a atividade conforme for o caso, bem como, o saber textual
dos alunos. No caso do Ensino Médio, pode ser mais rico o trabalho, já que eles
já possuem um conhecimento textual e de mundo, e, no entanto, não possuem um
conhecimento universitário, podendo embasar mais os conhecimentos. As
ferramentas utilizadas para a atividade já se encontram no próprio site
mencionado. Há ferramentas como o blog e próximas ao facebook e twitter. Assim,
há a possibilidade de interação e compartilhamento de informações.
Primeiramente, será trabalhada a questão dos gêneros textuais correspondentes à
série e ao segmento de ensino. Em seguida, a utilização de gêneros textuais na
Web. Por fim, a turma fará sua produção textual em conjunto. Inicialmente, é
pensada a atividade para ser feita na escola. O que pode mudar, podendo ser
feitas algumas etapas em casa, como comentários, por exemplo. A forma de
avaliação será feita ao longo do processo de ensino-aprendizagem, de acordo a
participação e execução das atividades, também, a interatividade entre os
alunos. O cronograma pode variar segundo a proposta do professor e deve atender
às necessidades dos alunos. A culminância pode ser o livro (a produção textual)
finalizado. O período de três meses ou quatro pode ser hábil para todo o
processo. Pode-se utilizar como matéria de apoio para a atividade outras
ferramentas da Web 2.0, como wiks, blogs, livros, textos, demais sites e
materiais relevantes para o processo.
Referências bibliográficas
“O
uso pedagógico do Google docs”. “O uso pedagógico do twitter”. Disponível em: http://extensao.cecierj.edu.br/saladeaula/file.php/95/Tutoriais/O_uso_pedagogico_dos_GoogleDocs_Twitter.pdf http://extensao.cecierj.edu.br/saladeaula/file.php/95/Semana4/semana04_txtbase.html Acesso em 20/06/2012
“Tutoria
para elaborar um documento compartilhado (Google docs)”. Disponível em: http://extensao.cecierj.edu.br/saladeaula/file.php/95/Tutoriais/Tutoriais_novos_2012/Tutorial_para_acessar_o_Google_Docs_2012_01.pdf Acesso em: 20/06/2012
Oi
ResponderExcluirO blog está bom, parabéns!
Uma dica: dê mais destaque ao título do conteúdo.
Abraços,
Silvia