sábado, 22 de setembro de 2012

Atividade educacional

No primeiro módulo do curso de extensão, do Cederj, intitulado FCTEWeb - Formação Continuada em Tecnologias Educacionais na Web, os alunos fizeram uma atividade educacional voltada à tecnologia educacional. Em seguida, deixo-lhes minha contribuição nesta tarefa, conforme o solicitado pela atividade deste 2º módulo.



Descrição da atividade educacional
            O tema central da atividade educacional é a produção textual através do site http://www.bookess.com/.  Essa atividade pode ser utilizada pelas disciplinas de língua portuguesa, língua estrangeira (espanhola) e⁄ou literatura. Os alunos escrevem um texto (com o gênero a ser escolhido pelo professor) em conjunto e devem comentar para ocorrer a interação entre eles e o professor. Os objetivos da aprendizagem são: propiciar que o aluno escreva textos, sendo co-autor, compartilhe conhecimentos e informações, interaja com demais alunos e envolvidos no processo da atividade, faça o uso da língua portuguesa ou estrangeira, conforme o caso, e relacione a Web 2.0 à prática textual. A atividade pode ser implementada em qualquer segmento de ensino e séries envolvidas, resguardando as características de cada nível e adaptando a atividade conforme for o caso, bem como, o saber textual dos alunos. No caso do Ensino Médio, pode ser mais rico o trabalho, já que eles já possuem um conhecimento textual e de mundo, e, no entanto, não possuem um conhecimento universitário, podendo embasar mais os conhecimentos. As ferramentas utilizadas para a atividade já se encontram no próprio site mencionado. Há ferramentas como o blog e próximas ao facebook e twitter. Assim, há a possibilidade de interação e compartilhamento de informações. Primeiramente, será trabalhada a questão dos gêneros textuais correspondentes à série e ao segmento de ensino. Em seguida, a utilização de gêneros textuais na Web. Por fim, a turma fará sua produção textual em conjunto. Inicialmente, é pensada a atividade para ser feita na escola. O que pode mudar, podendo ser feitas algumas etapas em casa, como comentários, por exemplo. A forma de avaliação será feita ao longo do processo de ensino-aprendizagem, de acordo a participação e execução das atividades, também, a interatividade entre os alunos. O cronograma pode variar segundo a proposta do professor e deve atender às necessidades dos alunos. A culminância pode ser o livro (a produção textual) finalizado. O período de três meses ou quatro pode ser hábil para todo o processo. Pode-se utilizar como matéria de apoio para a atividade outras ferramentas da Web 2.0, como wiks, blogs, livros, textos, demais sites e materiais relevantes para o processo.

Referências bibliográficas

“Tutoria para elaborar um documento compartilhado (Google docs)”.  Disponível em: http://extensao.cecierj.edu.br/saladeaula/file.php/95/Tutoriais/Tutoriais_novos_2012/Tutorial_para_acessar_o_Google_Docs_2012_01.pdf    Acesso em: 20/06/2012




Um comentário:

  1. Oi
    O blog está bom, parabéns!
    Uma dica: dê mais destaque ao título do conteúdo.
    Abraços,
    Silvia

    ResponderExcluir